
A quinta-feira (18) está sendo marcada por dados alarmantes na saúde pública de Florianópolis. A taxa de ocupação de leitos para adultos está em 99,05%. É o valor mais alto, desde o começo da pandemia. A ocupação geral está em 96,2% e contempla ainda leitos pediátricos e de atendimento neonatal. Mesmo assim, ainda há leitos que podem ser ocupados e que estão indisponíveis.
Os 22 leitos que estão indisponíveis em Florianópolis estão garantidos, em caso de necessidade de ativação. A plataforma diz que são 186 leitos adultos ocupados. Ao todo, 73 pacientes estão internados em UTIs em Florianópolis por conta do coronavírus (covid-19).
Pelas redes sociais, o prefeito Gean Loureiro (DEM) afirmou que está contratando mais leitos em um hospital privado. Porém, existe uma insegurança jurídica sobre isso.
“Estou contratando mais 10 no Hospital de Caridade. E preciso ser transparente com todos, porque há uma insegurança jurídica sobre o tema: ainda há dúvidas se podemos pagar para abrir um leito que ainda não está sendo ocupado. Acontece que se não investirmos, nenhum hospital abrirá leitos, nenhum hospital colocará uma estrutura para ficar vazia, sem receber por isso. Então, comuniquei ao Tribunal de Contas essa decisão e assumo o risco. Prefiro ter leitos abertos sem ocupação, do que precisar e não ter”, afirmou.
Nossas UTIs estão chegando ao limite e estou contratando mais 10 no Hospital de Caridade. E preciso ser transparente com todos, porque há uma insegurança jurídica sobre o tema: ainda há dúvidas se podemos pagar para abrir um leito que ainda não está sendo ocupado.
— Gean Loureiro (@GeanLoureiro) February 16, 2021