
A PM (Polícia Militar) ganha nesta segunda-feira (22) uma nova sede para o 21º Batalhão no Norte da Ilha, em Florianópolis. A construção está localizada na Rodovia João Paulo, em frente ao Cemitério Jardim da Paz. O custeio da obra foi bancado pela iniciativa privada, sendo o Floripa Shopping um dos principais agentes de contribuição. A obra custou R$ 6 milhões e vai promover alterações na área de abrangência do batalhão que vai policiar a área do Saco Grande, Monte Verde e João Paulo, antes de responsabilidade do 4º Batalhão.
A obra iniciou em janeiro de 2020. O terreno, doado pelo Governo do Estado, tem área de mais de 31 mil metros quadrados e o prédio 2,7 mil metros quadrados de área construída. Com a mudança, além da melhor estrutura para atender a população e os policiais militares, a localização atende uma demanda de reforço policial na área do João Paulo, Monte Verde e Saco Grande.
O novo prédio está localizado no bairro João Paulo, em Florianópolis, e teve custo de mais de R$ 6 milhões, custeado integralmente por empresas privadas, capitaneado pela ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis).
A partir desta segunda-feira (22), o batalhão já irá funcionar no novo prédio, mas a inauguração definitiva será em maio, segundo a PM.
Como era antes

Desde a criação do 21º BPM, em 21 de maio de 2009, o batalhão ocupava um prédio próximo do acesso à Jurerê. entretanto, em 2019, houve uma mudança. O batalhão se transferiu para o Corporate Park, na SC-401, sob argumento que a sede anterior estava pequena e inadequada para o funcionamento da estrutura. O 21º BPM foi criado por um decreto assinado pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira.