
O Estado de Santa Catarina vai publicar um decreto, nesta quinta-feira (25), com medidas restritivas contra a pandemia de coronavírus (covid-19). Em primeiro plano será afetado o transporte coletivo que terá diminuição na capacidade de passageiros por veículo e o fechamento de todas as atividades que não sejam essenciais entre meia-noite e 6h do dia seguinte. Entretanto, mudanças ainda poderão ocorrer no decreto aumentando as restrições ou diminuindo. A informação sobre as restrições é do prefeito Gean Loureiro (DEM) que participou de uma reunião com o governador Carlos Moisés (PSL).
A SSP (Secretaria de Segurança Pública) de Santa Catarina vai disponibilizar 500 policiais para atuar em todo o Estado para reforçar o processo de fiscalização. Além disso, a verificação do cumprimento das medidas também será realizado pelos municípios através da Vigilância Sanitária e das guardas municipais. Uma campanha de conscientização da população catarinense também deve ser realizada.
Atividades de lazer (que ainda não foram especificadas) terão limitação de 25% na ocupação de pessoas. A proibição será total para shows, baladas e aglomerações. O Estado não divulgou ainda, oficialmente, quais as medidas que serão adotadas.
Em Florianópolis, o prefeito Gean Loureiro (DEM) afirmou que a secretária de Mobilidade Urbana da Capital vai atuar para ajustar os horários do transporte coletivo e mais de 200 profissionais devem atuar para ajudar na fiscalização.
Confira quais são as restrições:
Limitação de 50% de ocupação no transporte coletivo
Fechamento de atividades entre meia-noite e 6h (exceto essenciais)
Atividades de lazer limitadas a 25% de ocupação
Proibidas baladas, shows e aglomerações