
A construção de ciclovias na SC-401, rodovia estadual mais movimentada, e na SC-406 (Rodovia João Gualberto Soares) deve sair do papel apenas em 2022, em Florianópolis. Esse é o prazo inicial da SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura) que já colocou em licitação. Entretanto, a concorrência pública vai contratar uma empresa para desenhar as plantas que serão executadas, ou seja, ela vai projetar como será a obra. A licitação para a execução deverá sair apenas no final de 2021. Entretanto, as duas obras são aguardadas e devem dar mais segurança para ciclistas e pedestres.
“Temos que vencer a licitação. A empresa vai ter, ao longo de 2021, pra fazer o projeto executivo da obra. Ao final de 2021, vamos lançar o edital de licitação da obra para executar apenas no início de 2022. As obras são simples de serem executadas. Não há dificuldades. Acredito que até o final de 2022 vamos vencer isso”, acredita o secretário Thiago Vieira.
De acordo com o secretário, a ciclovia na SC-401 deverá ser executada entre a Avenida da Saudade e a região de Santo Antônio de Lisboa. Nesse pacotão, estará contemplada a construção de novas faixas para o fluxo de veículos. A rodovia é a estrada estadual mais movimentada e já foi palco de centenas de acidentes, inclusive com ciclistas.
Já entre o Norte e o Leste da Ilha, a ciclovia será executada pela SC-406 (Rodovia João Gualberto Soares). Entretanto, as obras vão cruzar vários bairros, saindo da região do Costão Golf, em Ingleses, passando pelo Rio Vermelho até a Barra da Lagoa.