
Ainda não está oficializado em decreto, mas Santa Catarina deve ter um lockdown neste fim de semana contra o coronavírus (covid-19). Isso se repetiria no fim de semana de 6 e 7 de março. A definição deve ser comunicada pelo Estado nas próximas horas. Funcionariam apenas atividades essenciais entre 23h de sexta (26) e 0h de segunda-feira (1º). Os demais estabelecimentos, fecham. A definição já ocorreu numa reunião em Florianópolis, segundo fontes, bastando apenas o anúncio oficial a ser feito.
O lockdown não afetaria os processos de vacinação, programados para ocorrer no fim de semana. Entretanto, ao final do período de fechamento, às 0h de segunda-feira (1º), os estabelecimentos podem reabrir e a sociedade obedece as determinações do decreto publicado nesta semana com restrições no transporte público e outras áreas em Santa Catarina.
O governador Carlos Moisés (PSL) teve uma reunião com governadores do Rio Grande do Sul e Paraná. Os Estados do Sul devem adotar as mesmas medidas de lockdown, de forma uniforme, para garantir uma diminuição nas internações nos hospitais.
Logo depois, prefeitos se reuniram com o governador. Em Florianópolis, o prefeito Gean Loureiro (DEM) já realizou uma reunião com o gabinete de crise da covid-19 para traçar as ações do município, diante da nova norma.