
A Via Expressa, em Florianópolis, registrou um novo deslizamento de terra nesta terça-feira (2). Pelo menos, uma faixa está interditada no sentido Centro/bairro, em Florianópolis. O trânsito é lento para motoristas que saem da Ilha e trafegam no sentido da BR-101. Máquinas já estão trabalhando para desobstruir o trecho. A encosta, no Morro da Caixa, está sendo monitorada pela Defesa Civil desde segunda-feira (1º).
Como o solo está encharcado, a preocupação com novos deslizamentos no local continua. As autoridades chegaram a colocar lonas para evitar que mais chuva atingisse a encosta, mas não funcionou. Engenheiros do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) avaliam ações para realizar no trecho e evitar novas ocorrências.
A Defesa Civil de Florianópolis atendeu mais de 50 ocorrências desde segunda. Ao todo, 25 pessoas foram desalojadas. Todas foram acolhidas em casas de amigos ou familiares. Agentes da Defesa Civil seguem em atendimentos no município.
A Prefeitura de Florianópolis conta com abrigo e hotel credenciado para receber a população que necessitar de alojamento. A organização é feita pela Assistência Social do município em conjunto com a Fundação Somar Floripa. O encaminhamento para esses locais é feito pela Defesa Civil da Capital.
Como receber alertas da Defesa Civil
Para receber notificações de emergência basta cadastrar o CEP da área de interesse (só números, sem hífen). Envie uma mensagem SMS para 40199 contendo apenas no corpo do texto com o Código de Endereçamento Postal (CEP) (com ou sem hífen ou espaço). Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento. O serviço é gratuito.