
Uma nova reunião entre o Governo de Santa Catarina e os prefeitos deve ocorrer às 10h30 desta quarta-feira (10), de modo remoto. No encontro, eles vão discutir novas restrições para o período seguinte de dias, já que o decreto de 26 de fevereiro vence até o final da semana. Ainda não há detalhes de quais medidas podem ser implementadas para combate a pandemia. Entretanto, órgãos de controle já pressionam o governo para um lockdown de 14 dias e dizem que as medidas, até agora, são insuficientes.
Até o final da semana, as medidas deliberadas no fim de fevereiro e válidas por 15 dias estão terminando. Eles vão debater o endurecimento das medidas ou a ampliação do decreto que fechava estabelecimentos no período noturno (não essenciais), suspensão de baladas e eventos, diminuição na ocupação de atividades de lazer e redução na ocupação do transporte.
Nos bastidores, pessoas ligadas ao governo cogitam um lockdown mais duro, inclusive, com fechamento de serviços essenciais como supermercados e postos de combustíveis. Porém, isso não está confirmado e será avaliado pelo governo. Os fechamentos querem diminuir o contágio de covid-19 em todo o Estado, desafogando a rede hospitalar. Hospitais públicos e privados estão sem capacidade na Grande Florianópolis.
O lockdown no fim de semana, por enquanto, não vai ocorrer com o fim da validade do decreto que previa as restrições.