
Florianópolis vai ter um novo lockdown no fim de semana, assim como ocorreu nos dois fins de semana anteriores. As restrições no período noturno, atividades de lazer, transporte público e fechamento de atividades não essenciais no fim do período noturno e madrugada continua. A novidade é a lei seca que será implementada a partir das 21h.
A medida que proíbe eventos vai continuar. Além disso, a reunião do governo com os prefeitos definiu a continuidade do reforço na fiscalização. O objetivo é evitar aglomerações que possam ampliar o contágio da doença em Florianópolis. O cenário é complexo e quase 400 pacientes esperam por leitos de UTI em Santa Catarina.
O governador Carlos Moisés enalteceu a importância do diálogo e reafirmou que a imprevisibilidade da evolução da pandemia exige avaliações e tomadas de decisões praticamente diárias e conclamou a união de todos para a superação dos obstáculos que se apresentam. O chefe do Executivo estadual destacou a medida que impõe restrição ao consumo de bebidas alcoólicas, a partir das 21h, nos dias de semana, para consumo no local da venda. O objetivo é conter aglomerações e também evitar acidentes de trânsito e outras ocorrências que acabam sobrecarregando o sistema de saúde.
“É um recado muito claro para que as pessoas entendam que o momento exige cuidado e responsabilidade. Temos convicção que esta medida contribuirá muito neste momento. É importante destacar que o Estado não impossibilita a tomada de decisão dos gestores municipais, de acordo com a necessidade regional de cada um”, pontua o governador.
Para o fim de semana, ficará em funcionamento somente aqueles serviços e atividades estritamente necessários.
Medidas aplicadas
- Lockdown a partir das 23h de sexta-feira (12) até 6h de segunda-feira (15);
- Proibição de venda de bebidas alcoólicas para consumo no local das 21h até as 6h;
- Uso de 500 policiais para a fiscalização das medidas sanitárias;
- De sexta-feira (12) até a próxima sexta (19), por uma semana, exceto o fim de semana, limitado o funcionamento de uma série de atividades por limite de ocupação até 25% e atendimento ao público das 6h até as 23h59;
- No transporte coletivo haverá limitação de 50% da ocupação do veículo;
- O funcionamento de casas noturnas, realização de shows, além de qualquer tipo de aglomeração de pessoas continuam proibidos.