
Um lobo-marinho foi transportado em um avião comercial do Rio de Janeiro para Florianópolis. A viagem ocorreu nesta quinta-feira (11). O animal foi trazido para o Parque Estadual do Rio Vermelho onde vai ficar em observação pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos e pela ong R3 Animal. Após a estabilização, ele será solto para voltar ao habitat natural. O transporte para o Norte da Ilha foi necessário devido as correntes marítimas serem desfavoráveis no Rio de Janeiro.
O transporte iniciou às 16h desta quinta e o mamífero foi levado para o Aeroporto Santos Dumont. Uma veterinária acompanhou todo o transporte, inclusive, permaneceu com ele até na área de cargas do aeroporto. O animal desembarcou ainda durante a noite de quinta-feira (11) no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Ele foi transportado por um avião de passageiros da companhia aérea Gol. O lobo-marinho já está aos cuidados da equipe do projeto de monitoramento no Parque Estadual do Rio Vermelho.
Segundo a Petrobrás, o animal de 19 quilos foi resgatado em 11 de agosto do ano passado, no bairro Barra de Guaratiba, cidade do Rio de Janeiro, com sinais de debilidade, desidratação e uma lesão severa no olho esquerdo. O animal, da espécie Arctocephalus australis (lobo-marinho-sul-americano), esteve em tratamento no CRD (Centro de Reabilitação e Despetrolização) em Araruama, onde passou por diversos tratamentos e por uma cirurgia no olho esquerdo.
Além disso, desde o início da reabilitação foram adotadas medidas para evitar alterações no seu comportamento, como, por exemplo, o uso de barreiras visuais, manejo com o mínimo possível de contato com humanos e alimentação na água.