
Uma fiscalização terminou com 102 kg de alimentos confiscados em três supermercados de Florianópolis. A ação ocorreu nos bairros Saco Grande, Costeira e Rio Tavares. A principal irregularidade era a presença, nas gôndolas, de alimentos fora do prazo de validade, como ovos, carnes, embutidos, pães e frutas. A ação faz parte de uma força-tarefa do Procon de Florianópolis durante a Semana Nacional do Consumidor.
A equipe do Procon apreendeu 80 kg de alimentos em um estabelecimento do bairro Saco Grande. Depois, foram confiscados mais 22 kg no supermercado da Costeira. As atividades foram encerradas por volta das 19h30 no Rio Tavares, onde não foram encontrados alimentos fora da validade, mas 74 produtos sem informações nutricionais foram retirados das prateleiras para alteração no rótulo.
O secretário municipal de Defesa do Cidadão, Gabriel Meurer, lamenta o resultado das fiscalizações e informa que já foi instaurado processo administrativo contra os dois supermercados onde foram encontrados produtos vencidos.
“Esta é uma prática que não nos prejudica apenas como consumidores, mas coloca em risco a nossa saúde. Os supermercados com produtos fora da validade podem inclusive ter que responder criminalmente pelas infrações.”
O Procon de Florianópolis alertou que os consumidores de Florianópolis devem ficar atentos aos prazos de validade de todos os produtos quando forem às compras. Caso sejam observadas irregularidades, é possível fazer denúncia ao Procon pelo telefone (48) 3131-5300, no e-mail fiscalizacao.procon@pmf.sc.gov.br ou no site http://procon.pmf.sc.gov.br/.