
A falta de chuva significativas está colocando a região do Oeste catarinense em alerta. Os níveis de rios, poços e mananciais estão em ‘estado crítico’. Diante desse cenário, a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) pede economia no uso de água tratada e alerta para intermitência no abastecimento. A situação mais séria está nos municípios de Águas Frias, Concórdia, Coronel Martins, Formosa do Sul, São Miguel do Oeste, Seara e Xaxim. Nestes locais, rios ou poços estão abaixo da capacidade de vazão.
Além disso, a Casan alerta que as cidades de Anchieta, Barracão (Paraná), Bom Jesus do Oeste, Cunha Porã, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Peritiba, Saltinho e Xavantina possuem sistemas de abastecimento avaliados em situação de alerta. Mesmo assim, a economia é totalmente indicada para estes pontos.
Diante desse cenário, e da previsão de chuva abaixo da média durante o outono, a Casan orienta aos moradores atenção ao consumo desnecessário e solicita uso prioritário da água em atividades de higiene e produção de alimentos. A orientação é para que sejam evitadas principalmente atividades como a lavação de carros, ruas, pátios e calçadas.
A Companhia informa também que há possibilidade de intermitência no abastecimento, principalmente em regiões altas e nas chamadas pontas de rede destes municípios.
Principais orientações
– Não usar mangueira para lavar carros, pátios ou calçadas
– Priorizar banhos breves.
– Fechar a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.
– Não lavar a louça com água corrente. Abrir a torneira apenas para enxaguar.
– Somente acionar a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total