
A vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) toma posse, nesta terça-feira (30), como governadora interina de Santa Catarina. Ela permanece no cargo até nova apreciação da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) da apuração do crime de responsabilidade atribuído ao governador afastado Carlos Moisés (PSL). O afastamento de Moisés já provocou o afastamento de secretários do governo.
Eron Giordani deixou a Casa Civil, assim como o secretário-adjunto, Juliano Chiodelli. Também saíram dos cargos o secretário-executivo de Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino, o secretário-executivo de Comunicação, Jefferson Douglas, e o chefe de gabinete do governador, coronel Márcio Ferreira.
Ferreira e Chiodelli foram nomeados como auxiliares do governador no período em que Moisés estiver afastado. Ele manterá uma equipe de ao menos nove servidores até o julgamento final do processo. Moisés permanecerá na Casa d’Agronômica, com redução de um terço do salário, valores que serão devolvidos em caso de absolvição.
Daniela deve mudar parte do secretariado de Moisés e, mesmo mudanças autorizadas por ele recentemente, não estão garantidas no novo governo. Uma das mudanças deve ocorrer na Secretaria de Estado da Saúde.
O primeiro afastamento de Moisés, sobre o aumento para procuradores, foi de um mês em outubro de 2020.