
O agravamento da pandemia de coronavírus (covid-19), em Florianópolis, fez com que a prefeitura emitisse uma orientação de uso de duas máscaras, a partir desta quinta-feira (31). Entretanto, a medida é de que seja usada uma máscara cirúrgica com uma máscara de tecido ou pano por cima. O município orienta ainda o uso da máscara cirúrgica com a máscara N95/PFF2 em ambientes fechados, caso a população tenha disponível.
A recomendação da equipe técnica é baseada em protocolos internacionais de combate ao novo coronavírus e levam em conta a possibilidade de contágio por novas variantes de covid-19, que se mostram ainda mais transmissíveis. Diferente de um ano atrás, a produção dessas mascaras aumentou, melhorando a disponibilidade e preço, e reduzindo a chance de escassez para profissionais de saúde.
Para a melhor proteção é preciso garantir que a máscara cubra nariz e boca. A troca é recomendada sempre que estiver úmida, suja ou danifica. A Secretaria de Saúde também orienta que a população utilize máscara cirúrgica por baixo e máscara de pano/tecido por cima e sempre nesta ordem. As máscaras cirúrgicas podem ser usadas por até 4 horas seguidas, se estiverem em boas condições.
Para o cuidado e limpeza da máscara de pano, é preciso armazená-la em embalagem até a hora da lavagem.
As máscaras N95/PFF2 devem ser guardadas em envelope de papel limpo e arejado, e não deve ser utilizado saco plástico fechado, também não pode ser dobrada ou amassada. O descarte deve ser feito se a máscara estiver molhada, suja, com qualquer odor desagradável, afrouxamento das alças/clip ou danificada. A máscara N95/PFFE não deve ser utilizada com qualquer outra por baixo ou sobre ela.