
O prefeito de Florianópolis e presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), Gean Loureiro (DEM), oficializou na terça-feira (30) a intenção de compra de 15 milhões de doses da vacina Sinovac da farmacêutica chinesa Sinopharm Biotech. Com isso, o Conectar entra na fila de negociação direta para a compra. A embaixada chinesa no Brasil também foi contatada para auxiliar na interlocução, através do Embaixador Yang Wanming.
“O propósito agora é fortalecer o Plano Nacional de Imunização. Trazer mais doses para a distribuição no Brasil e encurtar tempo para imunização de novos grupos prioritários”, disse o presidente do Conectar, Gean Loureiro.
O Consórcio é formado por 2598 municípios brasileiros que representam 150 milhões de brasileiros. Nesta quinta-feira (31), o grupo deve se reunir com o presidente do senado, Rodrigo Pacheco (DEM).
O prefeito de Florianópolis foi eleito o presidente do consórcio e outros 17 prefeitos compõem a diretoria da autarquia que tem a missão de auxiliar municípios na vacinação, compra de medicamentos e estratégias de saúde pós-covid. Ao todo, 2,6 mil município brasileiros estão envolvidos no consórcio, sendo 25 capitais.
“Somos mais de 150 milhões de pessoas representadas e com um objetivo em comum: acelerar a vacinação no Brasil. E mais do que isso: buscar compras coletivas de medicamentos, barateando preços, e discutir o pós pandemia: as sequelas que virão para a saúde pública. O tamanho deste consórcio é enorme, igualmente nossa responsabilidade e seriedade no trato deste tema. Sem vender ilusões, sem criar falsas expectativas, com foco em apoiar as cidades em cada canto do Brasil, que é onde as pessoas são vacinadas e cuidadas”, disse Gean.