
Alunos do 5º e 6º anos da Escola Intendente José Fernandes, em Ingleses, não estão tendo aulas remotas nos últimos dias. Esta é a reclamação de pais que procuraram o Conexão para relatar o problema. A situação está deixando os pais irritados, pois ficam sem explicações por parte da escola e por parte da SED (Secretaria de Estado da Educação). O problema está focado na educação remota dos alunos, em virtude da pandemia. Em nota, a SED afirmou que nenhum aluno ficou sem atendimento por 30 dias e que o aluno ou os pais podem buscar o material impresso na escola de referência para que não seja prejudicado. Porém, confirmou que faltam professores para ajudar no atendimento remoto.
O pai Marcos afirmou que procurou explicações junto a Escola Intendente sobre o problema nas aulas remotas. Lá, mandaram ele ligar para a Escola Idelfonso Linhares e que lá eram contratados os professores. A informação concedida ao pai é falsa. A contratação é feita pela SED, por meio de concurso público ou processo seletivo. Na escola Idelfonso, não encontrou informações e disse que não sabe mais o que fazer.
“Quando foi escolhida essa forma, disseram que não tinha problema. Quando eu liguei na escola, a secretária disse que o problema era na Escola Idelfonso Linhares, que tinha que contratar os professores. Liguei lá, a mulher ficou brava comigo, me xingou e disse que não tinha nada que ver. Eles disseram que a responsável é a escola. As crianças estão perdendo tempo e educação. No limite que a gente pode ajudar, a gente ajuda. Não sei mais o que fazer. Ficam enrolando a gente”, comentou.
O Conexão procurou a SED que não comentou o caso específico. Se limitou a enviar uma nota dizendo que o atendimento remoto começou o dia 8 de março e nenhum aluno ficou sem atendimento por 30 dias ou sem receber material. Porém, confirmou que aumentou o número de alunos para o ensino remoto, o que provocou a necessidade de contratar mais professores. Os novos devem assumir nos próximos dias.
Leia a nota da SED
As aulas do Núcleo de Atendimento Remoto iniciaram no dia 8 de março e nenhum aluno ficou sem atendimento por 30 dias ou sem receber material. Nas primeiras duas semanas de aulas, a SED promoveu a integração dos estudantes com atividades on-line e impressas para todas as séries e etapas. Assim, caso o aluno não tenha acesso à internet, pode buscar o material impresso em sua escola de referência para que não seja prejudicado.
Por conta do aumento da demanda de alunos para o modelo 100% remoto, houve alterações de matrículas e a necessidade de mais professores. Essa contratação foi acelerada para suprir as demandas e, inclusive, nesta quarta-feira, 31, sairá o resultado da quinta chamada e chamada pública para professores ACTs, que poderão começar a atuar nos próximos dias.
Por ser uma operação inédita, a situação é muito diferente em cada região, com maior dificuldade nos municípios mais populosos, já que é maior a necessidade de novos professores e de alunos que optam por ingressar no modelo 100% remoto. A SED tem monitorado os dados junto às Coordenadorias Regionais de Educação e está atuando para concluir os ajustes nas escolas que ainda não estão totalmente integradas ao modelo 100% remoto.
Os telefones para contato direto com a Coordenadoria Regional de Florianópolis são: 3665-6611, 3665-6612, 3665-6613, 3665-6602 e 3665-6603.