
Na próxima segunda-feira (12) entram em vigor 57 alterações promovidas pelo Governo Federal no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A mais impactante e que é motivo de debates é a legalização da passagem de motociclistas pelo corredor entre os carros. Isso já ocorre, mas agora terá regramento estabelecido pela legislação. A passagem das motos pelo corredor só será permitida se o trânsito dos demais veículos estiver leno ou completamente parado.
Durante o programa Conexão Notícias, da Rádio Conexão Felicidade, o jornalista Emanuel Soares questionou o advogado e colunista Tiago Souza sobre as mudanças. Segundo ele, a passagem das motos já ocorria há muito tempo, mas agora deverá observar as determinações vigentes na lei. Além disso, ele reforçou que, além do transporte de pessoas, as motos levam mercadorias e entregas, algo importantíssimo nesse período de pandemia.
“Uma das alterações é a regularização do corredor das motos. Só quando o trânsito estiver parado ou lento. Não é somente o trânsito fluindo que pode passar no corredor. A passagem da moto deve ser em velocidade reduzida para a segurança, inclusive de pedestres”, comentou.
O transporte de passageiros em motocicleta também muda e passa a ser exigida a altura mínima de 1,45m.