
Apenas 5% da população de Florianópolis está totalmente imunizada, contra o coronavírus (covid-19), através de vacinação. Os dados são calculados com base na aplicação da segunda dose em cima da população estimada da Capital pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São 508 mil moradores e 29 mil pessoas que receberam duas doses. Já a população total que recebeu a primeira dose é de 15%, porém, apenas a primeira aplicação não promove a imunização.
Neste domingo, 11 de abril, serão vacinadas pessoas de 73, 74 e 75 anos com a segunda dose. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância do público alvo procurar os pontos de vacinação para garantir que os idosos tenham a imunização contra a doença.
Se levado em consideração o número de pessoas que estão curadas somadas as pessoas que receberam a segunda dose, o número de moradores de Florianópolis que já possuem anticorpos para a covid-19 está em 20%. Porém, há controvérsias. Linhas de estudo afirmam que os anticorpos da doença duram determinado tempo, após a cura. Então, o índice é menor.
O principal problema para o número de imunizados não avançar é a falta de vacinas. Os laboratórios que produzem os medicamentos no país não conseguem entregar uma grande quantidade de imunizantes para vacinação em massa. Recentemente, o Instituto Butantan paralisou o processo de vacinação por falta de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo). A substância é importada da China.
Pontos de vacinação das 9h às 16h neste domingo (11)
– Drive-thru no Centro de Eventos da UFSC;
– Ponto de vacinação para pedestres no Centro de Eventos da UFSC;
– Drive-thru na Polícia Rodoviária da SC-401;
– Drive-thru no antigo aeroporto;
– Drive-thru no Bolsão da Beira-mar Continental, próximo às quadras;
– Ponto de vacinação para pedestres na Beira-mar Continental, das 8h às 17h.