2 de julho de 2022
Sem resultados
Ver todos os resultados
Anuncie em 3 passos
Rádio AO VIVO
Jornal Conexão Comunidade
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Trânsito ao vivo
  • Notícias de Polícia
  • Especiais
    • Publicação Legal
    • Ciclorama
    • Covid-19 em Florianópolis
    • Marcelo Câmara, Servo de Deus
  • Rádio Conexão Felicidade
    • Capa da Rádio
    • Contato com o Conexão
  • Mídia Kit Digital
    • Audiência
    • Formatos de Mídia
    • Anuncie em 3 passos
    • Política de privacidade
  • Contato com o Conexão
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Trânsito ao vivo
  • Notícias de Polícia
  • Especiais
    • Publicação Legal
    • Ciclorama
    • Covid-19 em Florianópolis
    • Marcelo Câmara, Servo de Deus
  • Rádio Conexão Felicidade
    • Capa da Rádio
    • Contato com o Conexão
  • Mídia Kit Digital
    • Audiência
    • Formatos de Mídia
    • Anuncie em 3 passos
    • Política de privacidade
  • Contato com o Conexão
Sem resultados
Ver todos os resultados
Morning News
Sem resultados
Ver todos os resultados

Caixa preta não esclarece instantes finais de avião que caiu e matou 55 pessoas em Florianópolis

Emanuel Soares por Emanuel Soares
12/04/2021 - 09:20
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
PUBLICIDADE PAGA
Foto: Jornal O Estado

A queda de um Boeing 727 da extinta companhia aérea Transbrasil completa 41 anos nesta segunda-feira (12). O acidente que matou 55 pessoas ocorreu no Morro da Virgínia, bairro Ratones, em Florianópolis. Até hoje, o acidente não foi completamente esclarecido. Os relatórios finais indicam que houve falha humana, mas outra falha impediu que os investigadores chegassem ao fundo do mistério. A caixa preta da aeronave não gravou parte dos parâmetros de voo. A falta destes dados poderiam mudar os rumos da investigação e até apontar anomalias na aeronave.

PUBLICIDADE PAGA
  • Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do WhatsApp ou Telegram

Como responsáveis pela queda do acidente estão as condições meteorológicas daquela noite em Florianópolis, o comandante Geraldo Teixeira, o primeiro-oficial Paulo César Vaz Vanderley e o engenheiro de voo Walter Lúcio Mendes. Só o comandante, sozinho, tinha mais de 20 mil horas de voo. Era considerado, dentro da companhia aérea, um piloto experiente e com domínio de voo no Boeing 727.

Entretanto, os dados gerados pela aeronave não foram completamente registrados pela caixa preta (Flight Recorder). Segundo a investigação da aeronáutica com a companhia, o equipamento fabricado pela Lockheed não gravou três de seus seis parâmetros de dados da aeronave. Os investigadores não conseguiram descobrir a altitude, velocidade e força G dos instantes finais do voo TB-303.

PUBLICIDADE PAGA

A falta destes dados pode indicar, antes da queda, alguma anomalia desconhecida na aeronave e que não foi motivo de alerta para os pilotos. O que reforça a possibilidade de uma falha silenciosa no avião é que o gravador de vozes da cabine (voice recorder) estava perfeito. Os peritos ouviram as conversas entre o avião e a torre, todas sem indícios do motivo da queda do Boeing 727 em Ratones.

Os relatórios indicam que as gravações foram submetidas a uma análise de 16 pilotos da Transbrasil que reconheceram a voz do piloto Geraldo Teixeira e não foi identificado nada de anormal, a não ser o que é padrão para a preparação de um pouso. Além disso, não foi feita nenhuma referência dos tripulantes quanto ao tempo ruim no local, sob efeito de ventos e chuvas fortes.

Relatório oficial

O relatório oficial, obtido pelo Conexão, tem oito páginas e foi concluído 19 meses após o acidente. As explicações são focadas especificamente nas condições climáticas ruins daquela noite, fazendo relação disso com o acidente aéreo. No trecho acima, o chefe do Estado Maior da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar, Paulo Abreu Coutinho, foca as explicações em dificuldades na aproximação causada pelos ventos, raios, granizo e que esses fatores dificultaram que a aeronave se mantivesse estável.

PUBLICIDADE PAGA

Os raios registrados no dia 12 de abril de 1980, em Florianópolis, teriam provocado bloqueios na comunicação entre a aeronave e a torre de controle do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Além disso, é citado que o avião não fez as curvas no tempo previsto, segundo levantamento da época. Isso também deveria ser um dos fatores do acidente.

  • Clique aqui e veja o relatório obtido pelo Conexão

Avião tinha 14 anos

Foto: Pesquisa do Jornal Conexão Comunidade

O Boeing perdido pela companhia aérea é este da imagem acima. Ele teve o primeiro voo foi em 1966 e serviu a linha americana Braniff por alguns anos até a aeronave ser adquirida pela empresa brasileira. Até hoje, alguns destroços estão no Morro da Virgínia, em Ratones. A clareira aberta pela aeronave já desapareceu e uma cruz está colocada no ponto do impacto principal.

PUBLICIDADE PAGA

Em destaque

Foto: Divulgação

Emanuel Soares: “HU precisa dizer quantas pessoas orienta a procurar a Justiça para pedir abortos”

Foto: Prefeitura de Florianópolis

Prefeitura de Florianópolis realiza recadastramento de cartão estudante do transporte coletivo

Em destaque

Foto: Divulgação / Albatroz

Ingleses ganha Escritório de Promoção da Inovação para empreendedores em Florianópolis

Foto: Divulgação

Profissionais de rádio e TV que concorrem nas eleições devem sair do ar nesta quinta-feira

Foto: Secom

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira em Florianópolis

Foto: Divulgação

Epagri/Ciram registra amanhecer com temperatura de 6,7ºC no Norte da Ilha

PUBLICIDADE PAGA

Contato:

Endereço: Estrada Dom João Becker, 825 – Sala 7
Bairro: Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis
CEP: 88058-600
Telefone: (48) 3365 8189
WhtsApp: (48) 99625 8881

© 2015 – 2020 | Jornal Conexão Comunidade LTDA. É terminante proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da redação do Conexão.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Trânsito ao vivo
  • Notícias de Polícia
  • Especiais
    • Publicação Legal
    • Ciclorama
    • Covid-19 em Florianópolis
    • Marcelo Câmara, Servo de Deus
  • Rádio Conexão Felicidade
    • Capa da Rádio
    • Contato com o Conexão
  • Mídia Kit Digital
    • Audiência
    • Formatos de Mídia
    • Anuncie em 3 passos
    • Política de privacidade
  • Contato com o Conexão

© 2015 – 2020 | Jornal Conexão Comunidade LTDA. É terminante proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, seja eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito da redação do Conexão.

Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este website está a consentir a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.