
Às 9h28 do dia 13 de abril de 2018, Florianópolis sentiu efeitos de um terremoto registrado na costa da Ilha de Santa Catarina. O sismo, magnitude 3.6 na Escala Richter, fez com que diversos bairros de Florianópolis sentissem o tremor. Houve relatos de tremores em outros municípios como São João Batista, Biguaçu, Balneário Camboriú e até Blumenau. Não houve danos em construções, nem feridos.
O epicentro daquele terremoto foi registrado pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) a 65 quilômetros da Ilha de Santa Catarina. Por mais que os efeitos daquele tremor tenham sido sentidos na Capital, tremores no oceano são comuns e ocorrem constantemente. A maioria é de baixa intensidade e não é captada pelos sensores de terremotos.
Os moradores da Capital afirmam que, naquele dia, sentiram paredes tremerem, além de objetos dentro de casa. Especialistas da UNB (Universidade Nacional de Brasília) afirmam que se o terremoto tivesse ocorrido em terra, a situação seria diferente e a percepção do tremor seria muito maior.
Um tremor similar pode voltar a ocorrer, segundo especialistas, mas não é possível prever quando. Em 1959, outro terremoto foi sentido em Florianópolis. Este teve epicentro próximo ao município de Tubarão, no Sul do Estado, e teve magnitude de 5.5 na Escala Richter.