
O movimento SOS Gastronomia, que reúne mais de 30 entidades, realizou uma carreata de protesto contra as restrições que, segundo eles, afetam o movimento de clientes. O ato aconteceu na tarde desta quinta-feira (15), em Florianópolis. Segundo nota da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em Santa Catarina, a manifestação é pacífica e apartidária.
Em Florianópolis os veículos partiram do bolsão do trapiche da Av. Beira-Mar Norte, passando pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), Casa d’Agronômica e finalizando no Centro Administrativo na SC-401.
Entre as medidas que eles reivindicam está o fim da lei seca, onde há proibição da venda de bebidas alcóolicas, e ampliação do horário de funcionamento dos restaurantes.
Confira as reivindicações
– Substituição da restrição que limita a capacidade de atendimento em 75%, que não impede que ocorram aglomerações e não garante o distanciamento entre os consumidores.
– Pela permissão do consumo de alimentos e bebidas somente por pessoas sentadas e com o distanciamento de 1,5m entre as mesas, o que garante o distanciamento entre os clientes e impede aglomerações.
– Substituição da restrição que limita o horário de atendimento até às 22h, pois, ao reduzir o horário de atendimento aumenta a concentração de clientes.
– Pela ampliação do horário de atendimento para até a 0h, reduzindo assim a concentração de clientes.
– Extinção da lei seca, pois desloca o consumo de locais que seguem protocolos e são fiscalizados para aqueles onde não existem regras nem fiscalização.
– Aumentar a penalização de estabelecimentos e consumidores que não cumprirem com o decreto, uma vez que a responsabilidade pelo atendimento pleno do decreto deve ser compartilhada.