Acontece na manhã deste sábado o funeral do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, que morreu no último dia 9 de abril aos 99 anos. A cerimônia real ocorre na capela de St. George, no castelo de Windsor, nos arredores de Londres.
Por conta das restrições impostas pela pandemia na Inglaterra, as regras oficiais ditam que enterros podem ter o comparecimento de apenas 30 pessoas, mantendo-se o distanciamento social. Será, portanto, uma cerimônia muito menor do que teria sido em tempos pré-pandemia – embora o Palácio de Buckingham diga que esse modelo atual “reflete os desejos do duque” e ainda assim “celebrará e refletirá sua vida de serviço público”.
No caso do príncipe Philip, a lista de convidados inclui membros da família, entre eles três dos parentes alemães dele.
No funeral de Philip, o caixão será levado da capela privada até uma das entradas do castelo de Windsor, colocado em um veículo Land Rover modificado (que o próprio duque ajudou a projetar) e transportado até a capela St George.
Membros da família real caminharão em procissão da entrada do castelo. Atrás do Land Rover estarão os príncipes Charles, Andrew, Edward e Anne, filhos do duque, e os netos William e Harry, junto ao filho da Princesa Anne, Peter Phillips, o marido dela, vice-almirante Tim Laurence. Membros da equipe palaciana de Philip irão atrás deles.