
Uma fiscalização realizada nesta sexta-feira (23) pela equipe do Procon e da Vigilância Sanitária de Florianópolis, resultou na apreensão de 131 kg de alimentos impróprios para comercialização em um supermercado no bairro Santa Mônica. O nome do estabelecimento não foi divulgado pelos órgãos. Os fiscais apreenderam 226 pizzas congeladas, 10,1 kg de bacalhau desfiado ou em postas, 1,6 kg de camarão, 720 g de bolinhos de bacalhau e 400 g de lula que eram mantidos em temperatura incorreta. Após a notificação, o supermercado pode pagar multa ao Procon e corre o risco de responder à Justiça por crime.
Este tipo de irregularidade tem sido recorrente nas fiscalizações do Procon, ressalta o secretário Municipal de Defesa do Cidadão Gabriel Meurer.
“Vender alimentos mal armazenados coloca em risco a saúde dos consumidores, não é apenas um prejuízo financeiro. O supermercado pode ser responsabilizado em caso de intoxicação alimentar ou problemas de saúde ainda mais graves. Temos realizado fiscalizações frequentes para impedir que isso aconteça.”
Desde a Semana do Consumidor, em março, o Procon intensificou as fiscalizações em estabelecimentos que comercializam alimentos. Em pouco mais de um mês, 435 kg de alimentos mal armazenados ou fora do prazo de validade foram apreendidos e encaminhados à Comcap para descarte.