
Um rancho de pescadores foi atingido por um incêndio no início da manhã desta sexta-feira (30) na Praia do Campeche, no Sul da Ilha, em Florianópolis. O fogo destruiu tudo que havia lá dentro, sendo duas embarcações e redes de pesca. O local estava preparado para iniciar a pesca da tainha neste sábado (1º), quando começa a temporada. A investigação vai apurar as causas, entretanto, o mesmo local já havia sofrido um incêndio em 2017.
De acordo com informações da GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), o local seria frequentado por 50 pescadores a partir deste sábado. Com tudo destruído, eles não vão conseguir fazer a pesca da tainha nesta temporada. Alguns moradores da região se reuniram em frente ao local para testemunhar os estragos causados pelo fogo.
A perícia será acionada para verificar se o local não foi alvo de um incêndio criminoso, já que outro incêndio havia ocorrido no mesmo rancho em 2017. Ainda não há detalhes sobre como será a recuperação dos estragos ou o auxílio aos pescadores artesanais atingidos pelo incêndio.
A Praia do Campeche, todos os anos, é palco da celebração de início da safra da tainha em Florianópolis. Normalmente é realizada uma missa, nas primeiras horas da manhã do dia 1º de maio. Entretanto, neste ano, não haverá nenhuma celebração em virtude da continuidade da pandemia de covid-19.