
Atualizado às 11h05 – Assim como ocorreu em 2019 e 2020, o fim do verão de 2021 volta a registrar os mesmos problemas. Na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, restos do que foram quiosques fixos, que passaram por um edital da Prefeitura de Florianópolis para definir o ganhador, ficaram abandonados na faixa de areia. Em alguns pontos, madeiras pontiagudas oferecem riscos aos frequentadores. Neste sábado (1º) a praia estava movimentada com várias pessoas caminhando ou observando o trabalho dos pescadores. A prefeitura afirmou que vai providenciar a retirada imediata dos materiais.
Em 2019 e 2020, o Conexão mostrou problema similares em Ingleses e na Praia do Santinho, no Norte da Ilha. Como nos anos anteriores, estacas usadas nos quiosques fixos, que são mais elevados em relação a faixa de areia, ficam abandonadas. Tapumes também usados para fechar as estruturas ficaram jogadas em áreas de restinga, local de proteção ambiental permanente.
No ano anterior, o município afirmou que a empresa que patrocinou a temporada varia a retirada dos materiais e o que não fosse dela seria dos ambulantes que estavam naquele ponto. Eles seriam notificados e até barrados em editais de verão. O abandono de lixo na praia é caracterizado como crime ambiental.
O Conexão procurou a Prefeitura de Florianópolis neste sábado (1º) para explicações. Em nota, o município afirma que a retirada começou há 10 dias e que vai contatar a empresa responsável, imediatamente, para retirar o material que restou.
Veja a nota
Com o fim da temporada de verão, a SUSP iniciou há pouco mais de dez dias, a retirada dos quiosques das praias nos mais de 100 pontos. De acordo com a empresa que está realizando as remoções, essas estruturas já haviam sido retiradas. Entretanto, vamos contatar a empresa novamente de forma imediata para retirar o material remanescente.
Veja fotos

