
Florianópolis chegou, nesta segunda-feira (3), a marca de 12% da população imunizada contra a covid-19 através de vacina. O dado é relativo a aplicação da segunda dose, calculada sobre a estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Somente é considerado imunizado quem recebe as duas doses da vacina, por isso, é importante que as pessoas busquem ou se informem sobre este processo. Muitas não foram aos postos de vacinação.
De acordo com o Vacinômetro da Prefeitura de Florianópolis, 63,5 mil pessoas receberam as duas doses da vacina contra a covid-19. A população da Capital está estimada em 508,8 mil pessoas. Assim, 12% dos habitantes da cidade tiveram a imunização completa contra a doença respiratória grave. Se calculada a primeira dose, são 102,6 mil aplicadas, chegando aos 20% da cidade. Porém, uma só dose não imuniza o morador.
Como a maior parte das vacinas aplicadas, neste momento, é desenvolvida pela AstraZeneca/Fiocruz/Oxford, a evolução dos dados em cima da segunda dose deve ser mais lenta. O motivo principal é o intervalo entre as vacinas. Enquanto a da CoronaVac da Sinovac/Butantan é de até 28 dias, o recebimento da segunda dose da AstraZeneca chega a três meses.
Os trabalhadores da saúde da Capital já receberam, quase na totalidade, a primeira dose da vacina, contemplando 22.181 pessoas. Porém, 15.434 já receberam a segunda dose. Como alguns foram imunizados com a vacina da AstraZeneca, o intervalo entre as doses é maior.
Até o momento, Florianópolis aplicou 123.212 doses da vacina CoronaVac e 43.009 da AstraZeneca.