
A vacina da Pfizer começa a ser aplicada nesta terça-feira (4) em Florianópolis, segundo previsão divulgada pelo Prefeito Gean Loureiro. As 17 mil doses desembarcaram nesta segunda-feira (3) na Capital e tiveram acompanhamento do prefeito Gean Loureiro (DEM). Para a Capital, são 10,5 mil doses, enquanto São José fica com o restante.
A logística para a aplicação das doses ainda será informada pelo município, já que a vacina não pode ficar em temperaturas elevadas, diferente das doses aplicadas atualmente da CoronaVac e da AstraZeneca. A vacina americana precisa estar até -90ºC e, para isso, necessita de equipamentos especiais. Freezers especiais já estão preparados para estocar a vacina.
Assim como as demais, a vacina da Pfizer também será de duas aplicações. Após a primeira, a pessoa precisará esperar até 21 dias para receber a segunda aplicação. Nos Estados Unidos, esse medicamento é aplicado em pessoas com mais de 16 anos, sendo que a vacinação está liberada para todas as idades.
O prefeito Gean Loureiro acompanhou a chegada das doses no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. O lote faz parte do primeiro envio de 1 milhão de doses que chegaram ao país.
Intervalos entre as doses
Pfizer – 21 dias
CoronaVac – 28 dias
AstraZeneca – 3 meses