
A quinta-feira (6) começou com pescadores artesanais animados nas praias de Florianópolis, em virtude das mudanças no tempo. Vento e frio são fatores importantes para a pesca artesanal da tainha. Muitos estão de plantão aguardando o aviso da passagem dos cardumes. Para isso, as embarcações estão posicionadas nas faixas de areia. Florianópolis registrou em 2020 uma das melhores safras dos últimos anos.
Muitos pescadores artesanais já estão apostos nos ranchos em diversas praias da Capital, esperando a passagem dos cardumes para efetivar o cerco. Entretanto, existe um alerta de maré alta, divulgado pela Epagri/Ciram, que precisa ser observado. O aviso exige cuidados nas faixas costeiras pelo estreitamento da faixa de areia e mar um pouco agitado.
Entretanto, como a maioria dos pescadores são experientes, eles já conhecem o mar e as características das movimentações oceânicas em cada praia, onde atuam. Somente com o olhar, eles já sabem como está ocorrendo a movimentação das marés.
A pesca da tainha é uma das culturas mais importantes de Florianópolis. A tradição centenária reúne pescadores artesanais, nascidos em Florianópolis, para participar do cerco aos cardumes.