
A Defesa Civil emitiu um aviso para o frio intenso que a partir do amanhecer desta quarta-feira (12) e temperaturas que podem ficar abaixo dos 10ºC na quinta-feira (13), especialmente no amanhecer na Capital. A Prefeitura de Florianópolis está em alerta e deve abrir abrigos para atender a todos, inclusive, com vagas em hotéis para a população de vulnerabilidade social (moradores de rua).
A maior preocupação é com a madrugada entre quarta e quinta-feira. Em determinados pontos de Florianópolis, como no Norte da Ilha, as temperaturas podem variar três graus para mais ou menos, segundo previsão da Epagri/Ciram. Por isso, o alerta é de que o frio intenso pode provocar danos a saúde das pessoas que vivem na rua.
A Defesa Civil diz que é necessário atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos.
“Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que enfermos crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas”, diz a Defesa Civil.