
A vacinação contra a covid-19 para gestantes está suspensa em todo o Estado de Santa Catarina, por determinação da SES (Secretaria de Estado da Saúde). A paralisação ocorre por precaução, após nota técnica do Ministério da Saúde pela morte de uma grávida imunizada com a vacina da AstraZeneza/Oxford/Fiocruz no Rio de Janeiro. Até que o Ministério dê uma nova orientação, a vacina está totalmente paralisada com qualquer imunizante (AstraZeneca, Pfizer, CoronaVac).
No início da manhã, Florianópolis até manteria a vacinação com outro imunizante, mas diante da nova determinação, tudo fica suspenso para grávidas. Agora, o Estado espera um posicionamento do MS (Ministério da Saúde) quanto ao protocolo de vacinação para este público.
Até o momento, o Estado não teve nenhuma reação adversa que qualquer vacina aplicada nos públicos alvos do PNI (Programa Nacional de Imunizações). A vacina da AstraZeneca segue sendo aplicada nas pessoas com comorbidades e idosos acima de 60 anos.
Leia a nota do Estado
Em virtude do comunicado emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na noite desta segunda feira (10), a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por precaução, decidiu suspender temporariamente a vacinação contra a Covid-19 de gestantes em todo o estado.
A SES/SC aguarda o pronunciamento oficial do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa para orientar as equipes de imunização sobre a continuidade da vacinação das gestantes contra a Covid-19 em Santa Catarina.