
O trafego de veículos foi totalmente liberado, sem restrições de horários ou ocupantes, durante os dias úteis na Ponte Hercílio Luz. A medida marca o aniversário de 95 anos da ponte nesta quinta-feira (13), sendo um dos principais monumentos históricos de Santa Catarina. Entretanto, motociclistas não podem circular por ali e devem continuar passando pelas pontes Pedro Ivo Campos ou Colombo Machado Salles.
Com a já terminada obra de construção da terceira faixa da Via Expressa e a liberação total da Ponte Hercílio Luz, a expectativa das autoridades é que o trânsito passe a ter alternativas entre a parte Insular e o Continente, devido a ocorrência de acidentes nas pontes, por exemplo.
A Ponte Hercílio Luz foi reaberta ao público em dezembro de 2019, após o fechamento de quase três décadas e uma reforma que se arrastou por 20 anos. Nos próximos 15 dias, a restauração será oficialmente entregue à SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura) pela empresa Teixeira Duarte. O fiscal da obra e atual diretor de projetos rodoviários da SIE, engenheiro José Abel da Silva, explica que mesmo após a conclusão dos serviços, a empresa fica responsável pela manutenção da estrutura por determinado período.
“Funciona como uma garantia, que termina com a entrega oficial”, observa o diretor de projetos rodoviários.
Em até 30 dias está previsto o lançamento da licitação para a manutenção da Ponte Hercílio Luz. Com duração de três anos, esse contrato de prestação de serviço prevê ajustes, pintura, instalação de câmeras de vigilância, etc.
“Assim a Ponte Hercílio Luz passa a se integrar ainda mais ao nosso cotidiano”, ressalta Carlos Moisés. “A Velha Senhora é um patrimônio histórico, artístico e arquitetônico e merece ser usufruída pelos catarinenses na sua totalidade”, acrescenta o governador.
Aos sábados, domingos e feriados, continua a exclusividade para pedestres e ciclistas.