
A Prefeitura de Florianópolis realiza, nesta sexta-feira (21), a demolição de uma obra irregular no Sítio Capivari, em Ingleses. O local já havia sido alvo de uma operação da Polícia Civil, na semana passada, onde o construtor e corretor imobiliário havia sido preso. O nome dele não foi divulgado. Além da falta de alvarás e desrespeito ao plano diretor, a obra demolida tinha ligação irregular de energia elétrica. O prédio estava em construção há mais de um ano e já havia sido embargado várias vezes pelo município.
Nesta sexta-feira, um forte aparato policial está em frente ao prédio para garantir os trabalhos da SMDU (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano). Além disso, técnicos da Celesc fazem o corte de energia elétrica que era clandestina. Uma máquina pesada é usada para colocar abaixo paredes e fazer o desmanche da construção ilegal.
O município afirmou ao Conexão que o local não tinha licença, afastamento laterais, projeto dos Bombeiros,. Tudo em desconformidade com a Lei 482/2014.
De acordo com as investigações da Polícia Civil, o objetivo era terminar a obra o mais rápido possível para colocar moradores no local, impossibilitando uma demolição do prédio. Uma placa de embargo, colocada pela prefeitura em frente ao prédio, foi retirada pelo responsável pela obra.
As investigações da polícia apontaram que a imobiliária do construtor preso é investigada pela comercialização de diversos imóveis irregulares, em especial no Norte da Ilha, sendo o proprietário também corretor de imóveis. Em função disso, a Polícia Civil fez a comunicação dos fatos ao Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) de Santa Catarina.