
Atualizado às 9h12 – Um protesto de trabalhadores demitidos do transporte afetou a circulação de ônibus nas primeiras horas desta sexta-feira (28) em Florianópolis. Veículos ficaram retidos e foram liberados aos poucos. O ato ocorreu em frente a garagem da empresa Canasvieiras, no Norte da Ilha. Pelo menos 300 demitidos não teriam recebido os direitos trabalhistas no processo de rescisão. O ato afetou horários que partem do Tican (Terminal de Integração Canasvieiras) e linhas da empresa Transol, que guarda os veículos no mesmo local.
Até às 7h45 havia atrasos em diversas linhas que operam no Norte da Ilha, Centro, Itacorubi e Leste da Ilha. Os atrasos ocorrem em linhas alimentadoras e troncais, entre terminais. A previsão é que a situação seja normalizada em breve. Às 7h30 não havia mais bloqueio na porta da garagem. Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano confirma os atrasos e diz que a situação estará normalizada até o fim da manhã.
De acordo com as informações apuradas pelo Conexão, com cartazes eles bloquearam o portão de saída da garagem exigindo o pagamento das rescisões trabalhistas da Canasvieiras. Um trabalhador disse que, como a empresa está em recuperação judicial, existe um respaldo jurídico para parcelamento de dívidas. Pelo menos 300 famílias estão sem o pagamento da rescisão.
Uma audiência com a empresa deu uma previsão de pagamento dos valores em 90 dias. Ao todo, 2000 trabalhadores foram demitidos do sistema de transporte público da Capital. Há atrasos em outras empresas.
O Conexão procurou a assessoria do Consórcio Fênix e eles informaram que não vão se manifestar sobre o caso.
Leia a nota da prefeitura
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano informa que, devido à manifestação ocorrida hoje pela manhã em frente à garagem de transportes coletivos em Canasvieiras, diversas linhas de ônibus estão sofrendo atrasos e possivelmente haverá suspensão de alguns horários na parte da manhã. Estão sendo afetadas linhas das regiões Norte, Leste, Centro e Bacia do Itacorubi. A situação deve ser normalizada até o fim da manhã. A Secretaria solicita aos usuários do transporte coletivo que acompanhem os veículos pelo aplicativo Floripa no Ponto.