
Depois de permanecer um período vacinando pessoas com comorbidades, Florianópolis volta a imunizar pessoas por faixa etária contra a covid-19. Neste sábado (5) serão vacinadas com a primeira dose pessoas de 58 e 59 anos. Para isso, serão disponibilizados pontos fixos e drive-thrus nos mesmos locais onde já são aplicadas as vacinas para os demais grupos prioritários com comorbidades. A volta da vacinação por faixa etária havia sido um pedido do consórcio de municípios que é presidido pelo prefeito Gean Loureiro (DEM).
As pessoas que terão a oportunidade de receber a primeira dose serão imunizadas com as vacinas da AstraZeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), ou com o imunizante da Pfizer/BioNTech, importado pelo Governo Federal dos Estados Unidos. Ambas vacinas possuem intervalo de aproximadamente três meses entre as doses.
Já a CoronaVac, produzida pela Sinovac e pelo Instituto Butantan, está sendo usada para aplicar apenas a segunda dose em quem recebeu a primeira. O Butantan enfrenta falta de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), importado da China, e a produção está praticamente paralisada.
Para a vacinação neste sábado será exigido um comprovante de residência em Florianópolis e documento com foto. A administração municipal orienta que a população verifique se o seu cadastro está atualizado no SUS da Capital pelo Alô Saúde Floripa pelo número 0800 333 3233. É obrigatório uso de máscara durante o processo.
Pontos fixos e drive-thrus – 9h às 16h
– Beira-mar Continental
– Centro de Eventos da UFSC
– Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira (Canasvieiras)
– Antigo Aeroporto
– Floripa Shopping (apenas ponto fixo)