
Os problemas no saneamento de Ingleses, no Norte da Ilha, já motivaram uma ameaça de rompimento do contrato pela Prefeitura de Florianópolis com a Casan. Ameaça que se repetiu no desastre do rompimento da lagoa de esgoto no Leste da Ilha não se concretizou. A exigência do município para um programa de fiscalização de ligações de esgoto, o Trato Pelo Capivari, culminou com a solicitação de uma URA (Unidade de Recuperação Ambiental) que dependeria da finalização das obras de expansão da rede, agora paralisadas. O Conexão solicitou um posicionamento oficial sobre os novos problemas, mas o município ainda não se manifestou sobre a paralisação.
A URA, exigida pelo prefeito Gean Loureiro (DEM), é uma estação de tratamento da água do Rio Capivari, próximo a foz. Ela diminuiria a quantidade de esgoto que entra no rio e atinge a praia, melhorando a balneabilidade. A mesma saída foi adotada no Rio do Brás, em Canasvieiras, após um escândalo de poluição protagonizado pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento).
A relação da Prefeitura de Florianópolis com a Casan é de chefe e funcionário. O município mantém um contrato com a companhia e exige as medidas que pensa necessárias para melhorar o saneamento básico do município. O contrato com o Consórcio Trix-Infracon foi assinado pelo então presidente da Casan, Valter Gallina, atual secretário de Infraestrutura da Capital.
Quando foi exigida a URA, em 2019, o prefeito Gean Loureiro chegou a comentar que a Casan precisava agir para atender o que a prefeitura determinava. “Eles não tem que ver, tem que agir. A relação com a Casan não é de favor, é uma concessão. É obrigada a atender as medidas que apresentamos. (…) Sabemos que a solução do Rio do Brás e da Beira Mar Norte (URA) é a melhor proposta de solução. Então a equipe técnica da Casan que se dedique para que fique pronto o projeto para deixar pronto”, disse na época.
Só em 2021, das 12 análises de balneabilidade feitas pela IMA (Instituto do Meio Ambiente) na foz do rio, na praia, oito foram impróprias e apenas quatro próprias.