
Aplicativos falsos do Auxílio Emergencial do Governo Federal foram encontrados dentro da Play Store, numa varredura feita por uma plataforma especializada. Segundo relatório, os aplicativos falsos se tratam de adwares e, apesar de não serem malwares ou vírus, exibem publicidades de maneira bastante abusiva e podem se tornar maliciosos no futuro. Além de dados, eles podem roubar benefício do usuário com a inclusão de informações pessoas.
Os apps falsos exibem muita propaganda e de maneira bastante intrusiva. Além disso, para incentivar que os usuários continuem abrindo o aplicativo, os programas disparam notificações para o celular em curtos períodos de tempo, com o intuito de chamar sua atenção.
O levantamento apontou que alguns dos aplicativos chegavam a solicitar ao usuário o número do PIS, código de identificação que pode ser consultado na Carteira de Trabalho, extrato do FGTS ou no Cartão Cidadão.
Fabio Assolini, analista sênior de segurança da empresa Kaspersky, alerta que apesar dos programas não solicitarem informações pessoais agora, eles podem se tornar maliciosos no futuro. Assolini ressalta que é possível que os desenvolvedores dos apps falsos enviem atualizações para os aplicativos e, desta forma, utilizem mecanismos de phishing para roubar dados pessoais de usuários e o próprio benefício.
Os aplicativos verdadeiros do auxílio emergencial foram desenvolvidos pela Caixa Econômica Federal.