
O agravamento da pandemia de covid-19 em Florianópolis voltou a diminuir a ocupação dos ônibus em Florianópolis. Desde as primeiras horas desta segunda-feira (14), passageiros não podem andar em pé dentro dos coletivos. A circulação é permitida apenas com a totalidade dos assentos ocupados. Houve confusão em alguns terminais, como o Tican (Terminal de Integração Canasvieiras), onde usuários foram obrigados a desembarcar, pois estavam em pé dentro dos coletivos.
A região da Grande Florianópolis voltou ao patamar de ‘Risco Gravíssimo’. Assim, o limite de ocupação caiu de 70% (onde eram permitidas pessoas em pé) para 50%, só com a ocupação dos assentos. De acordo com o Governo de Santa Catarina, o limite permanece menor até que seja atualizada a matriz de risco do mapa catarinense que está todo em vermelho.
Nas ruas, muitos coletivos não pararam em alguns pontos por estar com a lotação completa, segundo as novas restrições aplicadas. Na próxima sexta-feira (18) deve ser divulgada uma atualização do mapa de risco, para orientar quais regiões permanecem em vermelho ou passam a outra cor de menor risco. Mesmo com o agravamento, ainda não foram anunciadas outras restrições de maneira a combater o contágio da covid-19.
O anúncio de ‘Risco Gravíssimo’ mudou a venda de bebidas alcóolicas para consumo nos estabelecimentos comerciais. A venda passa a ser proibida entre 23h e 5h.