
A empreiteira que faz a construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) no bairro João Paulo vai promover uma detonação de rochas e a Rodovia João Paulo será interditada, em Florianópolis. O trabalho é feito pela Casan para permitir a continuidade das obras no local. A explosão está marcada para às 16h desta terça-feira (15). Para garantir a segurança, a GMF (Guarda Municipal de Florianópolis) fará a interrupção do tráfego na altura do número 2848, durante o tempo em que for realizado o procedimento.
A operação será realizada com a técnica mais indicada para áreas sensíveis e de alta urbanização, gerando o mais baixo nível de vibração possível e baixa emissão de pó. Autorizado pela Prefeitura e pelo Exército Brasileiro, o procedimento conta ainda com medidas de controle para garantir a segurança dos técnicos envolvidos e a mitigação de eventuais danos ambientais.
Durante o decorrer do mês de maio foram realizadas vistorias cautelares dos imóveis localizados nas proximidades da ETE, procedimento de segurança preventiva necessário para resguardar o direito dos moradores. Após a visita do perito, foi gerado um laudo sobre a situação do imóvel que pode ser usado como documento legal caso seja identificado algum dano material causado pelo empreendimento.
As obras
A ampliação da ETE Saco Grande possibilitará a implantação do sistema de esgotamento nos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande e a operação das redes já assentadas em Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, beneficiando 33 mil habitantes. A ETE Saco Grande/João Paulo terá um sistema de tratamento de esgoto em nível terciário, capaz de eliminar fósforo e nitrogênio do efluente final tratado.
O SES Saco Grande é uma obra do Programa de Saneamento Ambiental do Estado de Santa Catarina, ação que visa expandir a rede de coleta e tratamento de esgoto em todo o Estado. O valor do investimento é de R$ 103,7 milhões, com recursos financiados junto à Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).