
A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está cumprindo as determinações da Prefeitura de Florianópolis, através da Defesa Civil e da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente), para evitar um novo desastre ambiental, assim como ocorreu em 25 de janeiro, na Lagoa da Conceição em um reservatório de esgoto. A Casan está instalando bombas para retirar a água da lagoa e diminuir o peso dela sobre as barreiras de areia (taludes) feitos no local.
O problema ficou grave a medida em que a Casan alertou o município sobre a situação do local. A condição de chuva intensa para esse fim de semana poderia levar a lagoa de esgoto a extravasar, assim como ocorreu no crime ambiental em janeiro. Entretanto, a Defesa Civil de Florianópolis, que acompanha os trabalhos no local, não considera essa medida tomada hoje como definitiva.
“Tá sendo colocada a estrutura de bombeamento da água, quando necessário. Isso significa que a Casan está cumprindo as medidas de segurança determinadas pelo município. São medidas emergenciais, não são definitivas. A Defesa Civil está tratando apenas como medidas emergenciais, para levar segurança aos moradores”, disse Marcos Roberto Leal, da Defesa Civil de Florianópolis.
As bombas instaladas no local serão acionadas para remover a água da lagoa, caso a chuva provoque um enchimento rápido do reservatório de esgoto tratado.
Veja fotos do local



