
A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) confirmou que o serviço de instalação de bombas para retirar a água da chuva evitou um novo rompimento da lagoa de esgoto no fim de semana, no Leste da Ilha. Mesmo com uma precipitação de 196mm no período de 30 horas na Lagoa da Conceição, o dobro da chuva prevista, o volume da lagoa artificial foi reduzido em 25 centímetros.
“Conseguimos gerenciar com segurança o nível da lagoa artificial, transferindo o excesso provocado pelas chuvas”, confirmou a Presidente Roberta Maas dos Anjos ao inspecionar o sistema emergencial na manhã deste domingo. “Agradecemos os esforços dos órgãos e instituições envolvidas na operação especial que deu tranquilidade e segurança aos moradores e à própria Lagoa”, complementou.
A complexa instalação do sistema, que precisou do apoio de um helicóptero para transportar equipamentos até a região de dunas e respeitar a área de preservação ambiental, foi realizada em pouco mais de 30 horas a partir da autorização do órgão ambiental, quinta-feira ao meio-dia. As bombas entraram em operação às 21h de sexta-feira, quando o volume da lagoa estava em 9m61cm, ainda dentro das margens de segurança.
Com equipes permanentes na região, o sistema foi monitorado hora a hora, período em que eram também informados os moradores da Servidão Manoel Luiz Duarte, que em janeiro foi afetada pelo deslizamento da lagoa de esgoto.

Emergencialmente, para assegurar a segurança dos moradores e da própria Lagoa da Conceição diante das chuvas intensas, a água foi transferida para uma área com boa capacidade de absorção.
Em julho, a Companhia deve iniciar a construção do muro de contenção autorizado pelo órgão ambiental para reforçar ainda mais a área. A Floram também autorizou a limpeza do fundo da lagoa artificial, medida fundamental para recuperar os níveis de infiltração naturais, evitando a alta do volume em períodos de chuva.