
A intensa onda de frio deixa em vulnerabilidade ainda maior os moradores de rua em Florianópolis. Por isso, a prefeitura montou uma operação para convencer e resgatar estas pessoas para dentro dos abrigos públicos. O maior problema é que muitos não querem sair das vias públicas, por isso, o convencimento é a arma contra a ajuda negada. Dois telefones foram disponibilizados para que as equipes sejam avisadas.
As solicitações de atendimento podem ser feitas, 24 horas por dia, para equipe do Resgate Social, por meio do número (48) 99182 6870 ou (48) 99169 3044. Este público também pode ser direcionado diretamente para a Passarela da Cidadania.
Na primeira noite de frio, entre segunda e esta terça (29), a Secretaria de Assistência Social abrigou 72 pessoas em situação de rua a mais que as vagas já oferecidas. Além das 200 vagas já ofertadas na Passarela da Cidadania, mais 40 pessoas foram abrigadas no local. Outras 32 pessoas em situação de rua foram acolhidas no hotel conveniado pela Prefeitura Municipal.
A administração municipal conta ainda com outros 3 abrigos para pessoas em situação de rua: a Casa de acolhimento Centro, a Casa de Acolhimento Continente e a Casa de passagem do Centro. Juntos os locais possuem 59 vagas para pessoas em situação de rua.
Na noite desta terça-feira será feita uma grande ação nas ruas da Capital para fazer encaminhamento de pessoas em situação de rua para os locais de abrigo. As ações seguirão todos os dias desta semana para sensibilização deste público. Entre terça e quarta a previsão é de frio mais intenso.