
Uma luz queimada, que pisca, acesa durante o dia ou até a falta de um poste. Estes são alguns dos problemas que deixam moradores irritados, mas muitos não sabem a quem recorrer. A iluminação pública é responsabilidade da Prefeitura de Florianópolis. Porém, o município tem uma empresa concessionária que faz todos os serviços de manutenção. O serviço é custeado pelo cidadão por meio de uma contribuição chamada de “Cosip” na conta de luz.
Qualquer reclamação pode ser feita pelo telefone 0800 645 6405, ou pelo aplicativo “SQE LUZ – Iluminação Pública”, disponível no Google Play ou Apple Store. O Consórcio SQE Luz, formado pelas empresas Engie e Quantum, contratado pela prefeitura.
Outro problema recorrente na Capital é o vandalismo ou o furto de fiações de cobre. Os crimes devem ser denunciados pela população para a PM (Polícia Militar), pelo telefone 190, ou para a GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), pelo 153.
Recentemente, a ação de vândalos deixou uma larga extensão de duas importantes pontes de Florianópolis sem iluminação pública. A Colombo Salles, que liga a Ilha ao continente, e a Pedro Ivo Campos, que liga o continente à Ilha, tiveram a fiação furtada na semana passada. A recuperação já está sendo feita.