
O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e integrantes da Jica (Japan International Cooperation Agency), responsáveis pelo financiamento de obras de expansão do saneamento na Capital, visitaram canteiros de obras nesta segunda-feira (2) com o acompanhamento de técnicos da Casan. Em visita ao Estado, o representante diplomático do Japão esteve na sede da Casan e na ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) Insular, unidade que passa por obras de modernização e ampliação.
A presidente da companhia, Roberta Maas dos Anjos, ressaltou que a parceria com a JICA está mudando o cenário do saneamento de Santa Catarina. “Esperamos que essa colaboração econômica se aprofunde e estreite também nossos laços de amizade”, destacou o embaixador do Japão no Brasil.
O financiamento total obtido junto à Jica para o Programa de Saneamento Ambiental de Santa Catarina é de aproximadamente R$ 500 milhões, sendo a maioria das obras na Capital. Entre as frentes de trabalho está a obra de expansão do esgoto no Saco Grande e a Insular, além da obra de expansão do esgoto dos Ingleses que está paralisada há cinco meses.
SES Insular
Maior Estação de Tratamento de Esgoto de Florianópolis, a ETE Insular recebe investimentos obtidos junto à Jica para reforma das estruturas e mudança do processo de tratamento. A unidade terá a capacidade de depuração ampliada de 296 L/s para 612 L/s e passará a operar em Nível Terciário, com remoção de nitrogênio e fósforo do efluente final. Ao final das obras, a capacidade de atendimento da ETE Insular passará dos atuais 150 mil para 225 mil habitantes. Além de Centro, Trindade, Agronômica, Saco dos Limões e Costeira passarão a ser atendidos com coleta e tratamento de esgotos os bairros José Mendes e Morro da Lagoa. Também será possível colocar em operação a rede já assentada nos bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande e Pantanal.