
As ciclovias da SC-403 (Rodovia Armando Calil Bulos), a geral dos Ingleses, estão em péssimo estado de conservação. Em diversos trechos, buracos estão no pavimento e podem provocar acidentes. Os problemas se estendem por toda a extensão das ciclovias, entre a rotatória com a Estrada Dom João Becker e a entrada dos Ingleses. A Prefeitura de Florianópolis diz que está elaborando um projeto de revitalização da avenida. Em 2018, o município chegou a lançar um pacote de obras que contemplava uma revitalização, mas o projeto não saiu do papel.
Atualmente, as ciclovias de Ingleses são espaços compartilhados entre ciclistas e pedestres. Há mais de 12 anos as estruturas não recebem qualquer tipo de manutenção da Prefeitura de Florianópolis, sendo que a avenida foi construída em 2006. Como os espaços também são usados por pedestres, os riscos aumentam.
Em alguns trechos, o pavimento da ciclovia não existe mais e o piso inferior, de cimento, já aparece. Nos buracos que estão mais graves, não há qualquer tipo de sinalização, o que aumenta o risco para pessoas com locomoção reduzida ou até cegos.
Em nota, a Prefeitura de Florianópolis informou ao Conexão que está em elaboração um novo projeto de revitalização da avenida, em função das avarias que as calçadas sofreram nos últimos anos, além de um novo estudo para realocação das travessias de pedestres. A partir do fim do projeto, o município deve iniciar o processo de licitação.
Leia a nota completa
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, informa que já está em elaboração um novo projeto de revitalização da avenida, em função das avarias que as calçadas sofreram nos últimos anos, além de um novo estudo para realocação das travessias de pedestres. A partir desta elaboração, que deve ser concluída ainda este mês, também será feito o levantamento de custos do projeto e iniciado o processo de licitação.