
Os gatos da raça ‘Azul Russo’ são os felinos ideais para quem possui alergia aos pelos de animais. O gato é considerado hipoalergênico, pois possui um pelo baixo e com pouca caída. O bichano produz pouca proteína Fel d 1, sendo um dos melhores gatos para se ter em casa. Como o próprio nome indica, o Azul Russo surgiu na Rússia (país famoso por ser fã dos felinos) e possui a pelagem com a coloração azul-acinzentada. De comportamento tímido, carinhoso e independente, é um pet muito bom para quem mora sozinho.
A proteína que a raça produz em menor quantidade causa uma forte reação alérgica em alguns humanos nos gatos normais. A quantidade da Fel d 1 pode variar desde irritação no sistema respiratório até a presença de vermelhidão, coceira e descamações da pele. Mesmo assim, o Azul Russo perde alguns pelos, por isso, é recomendado uma escovação caseira semanal para retirar os poucos pelos mortos.
O felino é um pet tímido e, por isso, precisa de um ambiente mais equilibrado. A presença de cães e até de crianças pode assustar esse bichinho. No entanto, ter um Azul Russo em casa não quer dizer que você não poderá ter crianças ou outros pets. É necessário apenas realizar a adaptação do animal com mais cuidado para que ele se acostume com as brincadeiras.
Uma ótima dica é criar um ambiente gratificado para que o pet tenha locais só dele para se esconder quando achar necessário.
Por um lado, o Azul Russo é tímido, mas por outro ele é muito independente. Ele adora brinquedinhos e pode ficar bem sozinho com um arranhador e outros itens para se divertir. No entanto, esse felino também adora carinho e é muito apegado ao dono.