
A Prefeitura de Florianópolis está estudando uma forma de fazer a remoção das dunas das proximidades das casas e de uma via pública, em Ingleses. A situação está sendo avaliada pela Procuradoria da prefeitura, após a Defesa Civil apresentar relatórios objetivando a necessidade de intervenção no trecho das dunas que avançam sobre das edificações e uma rua. Porém, a situação ainda está em estudo.
O rápido avanço das dunas sobre as casas já preocupa quem mora nas proximidades. Um desabamento parcial ocorreu nesta quinta-feira em uma das casas que já estavam interditadas no local. Por sorte, ninguém ficou ferido, mas o problema põe pressa as ações que são estudadas no local.
A tendência é que na próxima semana a Procuradoria da Prefeitura de Florianópolis apresente um parecer jurídico sobre a necessidade de remoção das dunas que estão perto das casas. A areia seria retirada do local e colocada em outro ponto do conjunto de cômoros de areia. O trabalho seria feito com máquinas, mas tudo está sendo analisado, pois a área é sensível, além de ser uma APP (Área de Preservação Permanente).
A tendência é que o documento que será apresentado apresente a aplicação dos dispositivos legais, quanto ao cenário analisado pela Defesa Civil.