
Termina nesta quarta-feira (18) o prazo para a moradora retirar os bens materiais de uma das construções que foram condenadas pela Defesa Civil de Florianópolis. O próximo passo é a demolição controlada de duas edificações que estão com risco de desabamento iminente no canto Sul da Praia dos Ingleses. Uma das casas já sofreu um colapso parcial em função do aumento do peso da areia sobre a estrutura. Um quarto e uma cozinha ficaram destruídos.
Duas casas foram interditadas no dia 6 de julho, em virtude do avanço das dunas. Como o risco de desabamento é grande, a preocupação é que os escombros possam atingir banhistas na beira da praia. Por isso, o município deve acelerar a demolição das duas construções condenadas com danos irreparáveis.
O rápido avanço das dunas sobre as casas já preocupa quem mora nas proximidades. Um desabamento parcial ocorreu no início de agosto em uma das casas que já estavam interditadas no local. Por sorte, ninguém ficou ferido, mas o problema põe pressa as ações que são estudadas no local.
A Procuradoria da Prefeitura de Florianópolis deve apresentar um parecer jurídico sobre a necessidade de remoção das dunas que estão perto das casas. A areia seria retirada do local e colocada em outro ponto do conjunto de cômoros de areia. O trabalho seria feito com máquinas, mas tudo está sendo analisado, pois a área é sensível, além de ser uma APP (Área de Preservação Permanente).