
Com o avanço da vacinação e a melhora no cenário da pandemia, aos poucos a economia começa a se recuperar, ainda que de forma tímida, os empresários estão otimistas com o movimento de final de ano. Entretanto, o que é um sinal de alívio com o retorno das atividades a normalidade, velhos problemas, a exemplo dos ambulantes ilegais, acabam tirando a tranquilidade do comércio. De acordo com o presidente da CDL de Florianópolis, Marcos Brinhosa, o comércio, assim como diversos outros setores, foi altamente prejudicado. E, agora, com a retomada das atividades aliada as datas comemorativas, é o momento de o empresário tentar recuperar os danos e ter uma temporada fora do vermelho.
“É inaceitável que a concorrência desleal ocorra de forma livre, prejudicando os geradores de emprego e renda que lutam bravamente desde março de 2020 para manter os negócios ativos. É preciso mais fiscalização para que essa prática seja inibida antes mesmo de começar a temporada de verão”, desabafa Brinhosa.
Em breve, a prefeitura municipal de Florianópolis lançará o resultado dos editais para os ambulantes para a temporada de verão, mas antes mesmo da publicação do documento é possível acompanhar o crescimento diário e de forma desordenada de vendedores ilegais pelas ruas e orlas da Capital. Esse aumento, serve de alerta ao reflexo da pré-temporada e, assim, apontando um grande problema que os empresários enfrentarão nos próximos meses caso a fiscalização seja ineficiente.
Ainda segundo o presidente da CDL de Florianópolis, Marcos Brinhosa, a temporada de 2022 ainda será diferente e os cuidados devem permanecer. “Continuamos em período pandêmico e os cuidados com protocolos de segurança devem permanecer. E com isso é mais um fator de preocupação com os vendedores irregulares, que além de prejudicar o desenvolvimento econômico da Cidade, essas pessoas não têm o mínimo de cuidado com os protocolos de segurança e tampouco com manuseio dos produtos. A fiscalização precisa ser efetiva para que tenhamos uma boa temporada para toda a população”, alerta o dirigente.