
Lily Carson, de apenas 20 anos, começou um dos maiores desafios da vida acadêmica. Decidiu sair da Inglaterra por seis meses e passar por países de língua portuguesa. Deve ficar três meses em Florianópolis para aprender a falar o português fluente. Está hospedada na casa de uma família em Ingleses e, além de aprender a língua, está entendendo os traços culturais do Brasil e da Capital catarinense. Ela também está frequentando a redação do Grupo Conexão e participando de programas na Rádio Conexão Felicidade.
Não é coincidência que Lily tenha buscado uma empresa de comunicação para entender melhor o Português. A mãe dela é jornalista e trabalha na BBC, principal empresa de comunicação do Reino Unido e que é de administração pública. Lily é natural da região de Winchester e cursa português com linguística em Oxford, onde está no 3º ano de curso. Lá, tem uma professora da cidade de Porto, em Portugal, além de um professor de Minas Gerais.
“Eu pensava em fazer uma língua nova na faculdade, pois, considero um desafio para a mente, decifrar as particularidades de uma língua. Observei as coisas do mundo da língua portuguesa e isso me deixava encantada. Quando eu tinha 8 anos e estava na escola fundamental, tive que fazer um trabalho sobre um pássaro tropical. Pesquisei sobre a Amazônia e não pude acreditar nas cores e as árvores da Floresta Amazônica. Desde esse momento foi meu sonho maior visitar o Brasil e a floresta. São muitas diferenças entre o meu país e o Brasil”, conta.
Ela diz que pesquisou sobre línguas e que poderia aprender chinês, russo e árabe, mas queria escolher uma que um povo “enorme” falasse. Encontrou na língua portuguesa vários sotaques e a diferença do português da Europa, África e Brasil. O curso Português com Linguística trata de uma grande variedade na língua e tudo o que está relacionado à língua, a sociologia, história e fonética. Lily diz que gosta muito da escritora Clarice Lispector, que considera muito significante para o seu tempo, escreve de uma maneira muito única para as mulheres. Oferece uma perspectiva atual, sem medo de falar da experiência de mulher.
Lily Carson vai passar seis meses longe da Inglaterra. Já esteve um mês em Portugal, ficará três meses em Florianópolis e pretende ainda visitar o Rio de Janeiro e a Floresta Amazônica. Depois, deve ir ao Moçambique, na África.