
O reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Florianópolis será de 10,67%, puxado pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). O secretário municipal da Fazenda, Constâncio Maciel, disse que a correção do imposto corresponde à variação do IPCA acumulado entre novembro de 2020 e outubro de 2021. O aumento pela inflação, conforme Constâncio, é previsto pela lei complementar 230/2006.
A Ampe Metropolitana, que representa micro e pequenas empresas, levantou nesta terça-feira (7) preocupação com o aumento do valor do IPTU de Florianópolis para 2022. O percentual aplicado sobre os valores deste ano seria superior à variação inflacionária.
O alerta parte de uma entidade que tem uma atuação histórica na luta contra aumentos abusivos de impostos, a exemplo do que aconteceu em 2013 e 2014. O presidente Piter Santana ressaltou que “não é o momento para esse tipo de reajuste, ainda mais quando trabalhadores, microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas estão fazendo de tudo para se recuperar do difícil momento vivido com a pandemia”.