
Liquinhos com péssima conservação circulam nas praias de Florianópolis, principalmente em carrinhos que precisam de fogo para produzir alimentos. Ocorre que o liquinho não possui dispositivos de segurança, diferente dos bujões de gás de 5kg e 13kg que possuem uma válvula especial de segurança. Além disso, botijões enferrujados também não apresentam a segurança adequada. No novo edital de praia, em andamento pela prefeitura, o município exige os botijões de 5kg ou 13kg.
No texto, o município diz que, por orientação do Corpo de Bombeiros, a capacidade total dos recipientes de GLP seja de 5 a 13 kg. Também é obrigatório uma válvula de estágio único, correspondente ao tipo de aparelho a gás, e registro de corte (tipo fecho rápido) de fornecimento de GLP. A orientação também obriga que o aparelho de queima a gás não esteja instalado sobre o recipiente de GLP e a barraca ou instalação ambulante seja ventilada, dificultando o acúmulo de GLP em caso de vazamento.
Todas as medidas de segurança precisam ser tomadas, afim de evitar uma explosão e até um vazamento que pode causar um acidente. Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), se a pessoa sentir cheiro de gás, este é um indicativo de vazamento. O ideal é fechar imediatamente o registro de gás (na válvula de segurança) e não ascender fósforos ou isqueiros próximos do botijão.
As medidas de segurança estão em um dos editais de praia para novas vagas e vagas remanescentes.
Dicas de segurança
- Nunca utilize fogareiro ou lampião em botijão de cozinha.
- Acender primeiro o fósforo para então abrir o registro do queimador de lampiões e fogareiros.
- Comprar botijões de gás somente de empresas credenciadas.
- Verificar sempre o estado do botijão ao comprá-lo. O botijão não pode estar amassado, enferrujado ou apresentar qualquer outro tipo de dano. Verifique se o lacre de proteção está presente e se o mesmo está íntegro.
- A mangueira utilizada deve ser aprovada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e deve estar longe das laterais do fogão, para evitar superaquecimento.
- Não permitir o acesso de crianças ao fogão e ao botijão de gás.